Informações sobre o livro
Título: Ego Transformado
Autor: Timothy Keller
Editora: Vida Nova
Ano: 2014
Páginas: 48
Sinopse
Quais são as marcas de um coração sobrenaturalmente transformado?
Essa é uma das questões sobre as quais o apóstolo Paulo trata quando escreve à igreja de Corinto. O interesse real dele não é algum tipo de reparo ou remendo; antes, uma mudança profunda, capaz de transformar a existência.
Numa era em que agradar as pessoas, insuflar o ego e montar o curriculum vitae são vistos como os meios para “chegar lá”, o apóstolo nos chama a encontrar o verdadeiro descanso na bênção que é nos esquecermos de nós mesmos.
Neste livro breve e contundente, Timothy Keller mostra que a humildade que brota do evangelho torna possível pararmos de vincular cada experiência e cada conversa com a nossa história e com quem somos. E assim podemos ficar libertos da autocondenação. Quem é realmente humilde segundo o evangelho não se odeia, mas também não se ama… é, antes, alguém que esquece de si mesmo. Você também pode conquistar essa liberdade…
Resenha
Este é um livro que já li algumas vezes. É a segunda vez que o leio em grupo. Desta vez, com um grupo de amigas, no qual compartilhamos impressões sobre a leitura, nossas lutas quanto ao tema e aprendemos umas com as outras a lidar com o nosso ego.
Embora seja curto, Ego Transformado traz uma mensagem direta e profunda sobre a maneira como normalmente nos enxergamos e de que forma isso prejudica nosso senso de autovalorização e identidade.
Timothy Keller traz, a partir das palavras do apóstolo Paulo em 1 Coríntios, um diagnóstico da condição natural (pós-Queda) do ego humano. Ele demonstra como vamos de um extremo a outro, de nos preocuparmos demais com a opinião alheia sobre nós, até estabelecer os nossos próprios padrões morais (excessivamente frouxos), ao buscarmos nossa validação e nosso senso de identidade nos lugares errados.
Após nos apresentar o problema, Keller indica que o segredo para lidarmos com o nosso ego da maneira correta é o autoesquecimento. Não se trata de pensar que somos superiores aos outros. Tampouco significa nos rebaixar, considerando-nos absolutamente inferiores. Para nos livrarmos do peso de um julgamento interno ou externo, o segredo é pensarmos cada vez menos em nós. O cristão que compreende a grandiosidade da obra de Cristo por sua vida entende que tudo o que era necessário para garantir nossa posição e identidade diante de Deus já foi realizado por Jesus.
Sendo assim, não é nosso desempenho que determinará se temos valor ou não, pois Jesus já realizou toda a obra necessária em nosso favor. Nossas ações não visam, portanto, obter um reconhecimento. As nossas boas obras são a resposta de um coração transformado por Jesus, grato pelo perdão que recebemos de Deus em Cristo.
Recomendo muito a leitura desse livro! Faça isso sozinho, mas, se possível, leia também em grupo. As conversas podem apresentar novas perspectivas, nos ajudar a enxergar detalhes que não pudemos antes e a reconhecer questões que evitamos ou minimizamos quando lemos sozinhos.
Onde comprar
Você pode comprar o livro aqui. Este é um link de afiliado. Ao usá-lo, você não paga nada a mais no livro e eu ganho uma pequena comissão.