Autor: Bill Capodagli e Lynn Jackson
Editora: Saraiva
Ano: 2010
Páginas: 184
Sinopse: Os leitores aprenderão a criar o seu próprio parque de inovação por meio dos segredos do sucesso da Pixar, que incluem a simples filosofia de que a qualidade é o melhor plano de negócios. Relata também como esta divertida organização oferece um ambiente de trabalho que incentiva a imaginação, a invenção e a colaboração prazerosa entre as pessoas e os meios de trabalho.
A escolha desse livro pode parecer fora de lugar no blog, em comparação com as minhas leituras habituais e com meus gêneros preferidos. Estou lendo algumas obras de desenvolvimento pessoal, a partir de um guia com vários recursos relacionados à cultura da empresa onde trabalho. A escolha foi aleatória entre as opções disponíveis no guia e, embora eu saiba que existe muita coisa boa publicada no gênero de desenvolvimento pessoal, esse não me pegou. Talvez eu esteja indo na contramão das milhares de resenhas positivas que li sobre a obra, mas sempre sou sincera no que escrevo aqui.
Embora eu tenha achado a leitura do texto do livro arrastada e bem maçante, os temas abordados são muito relevantes, com lições excelentes para aplicarmos no nosso dia a dia. Elas estão espalhadas entre as histórias do desenvolvimento da cultura inovadora da Pixar.
Embora o livro fale de criatividade, inovação e diversão, não me diverti com a leitura! Fiz o que nunca faço em livros e acabei apenas passando o olho por algumas páginas. Realmente não me senti envolvida.
Ainda assim, quero trazer o que achei de mais relevante ao longo das quase duzentas páginas.
Uma das coisas que o livro mais destaca é a respeito da qualidade do nosso trabalho. Segundo o que os autores trazem, nossas tarefas precisam ser feitas da melhor forma possível para alcançar os fins extraordinários que queremos. A excelência em todas as etapas do processo leva a resultados que perduram no tempo. Para alcançar isso, contudo, é preciso colocar nossa dedicação na realização do trabalho, mas não em querer gerar resultados o mais rápido possível. Devemos levar o tempo necessário para que o produto seja algo memorável.
O livro também fala que a diversão no trabalho é essencial para o desempenho das nossas atividades. Segundo os autores, o ambiente divertido leva a pensar para além do comum e a encontrar soluções inovadoras para os problemas que possam surgir. Eles sugerem incentivar a personalização do local de trabalho e fomentar uma cultura de celebração, das conquistas de time e também das pessoais.
Além disso, os autores comentam também sobre a importância de incentivar a automotivação, através da autonomia para desempenhar a atividade profissional de forma criativa. Dizem também que é importante incentivar que os erros sejam encarados como aprendizado que leva à melhora do desempenho futuro.
Você já leu esse livro? O que achou?