Esse mês eu completo dez anos de blog. Não fiquei famosa, não virei youtuber, nem influenciadora com dezenas de parcerias com editoras, marcas e autores. Não migrei meu conteúdo para o Instagram e, apesar de meio mundo dizer que ninguém mais lê blogs, continuo insistindo no formato escrito, mais por amar fazer isso do que por achar que vai virar “trabalho”. Ainda não escrevi meu romance, só um conto que publiquei na Amazon (e alguns vários em antologias diversas) nem sou constante aqui como gostaria, mas esses dez anos de idas e vindas geraram muitas reflexões interessantes.
Comecei com a intenção de registrar as minhas leituras, de um jeito bem pessoal, mas tentando escrever textos com fundamento, que expressassem algo que tinha me chamado a atenção com aquela leitura. Não me adaptei ao formato dos blogs que faziam sucesso, pois não queria que meu espaço de reflexão pessoal virasse um catálogo de propagandas gratuitas para editoras, na esperança de ganhar uns livrinhos no final. Sem contar que, no meio do caminho do meu blog literário, foi nascendo a vontade de escrever sobre temas aleatórios, aí mudei para um nome que não me restringisse (o meu nome mesmo 😊).
Hoje eu prefiro demorar um pouco mais a escrever, mas fazer algo legal, que sirva para alguma coisa, ao invés de publicar algo que daqui a alguma semanas não fará mais sentido algum. No fim, mesmo escrevendo uma ou outra reflexão, a categoria de resenhas do blog é uma das mais acessadas e esses são os posts mais encontrados nas buscas do Google e que continuam sendo úteis mesmo depois de anos. Quero que de agora em diante, outros textos, além das resenhas, possam ter essa característica. Ainda estou elaborando o que vem por aí.
Já melhorei tanto meu estilo de escrita desde que comecei! Não só os textos de ficção que tenho estudado e praticado nos últimos anos, mas também a escrita específica para cá. Ler os textos antigos e os novos me mostra na prática a diferença que a escrita rotineira faz (mesmo que bem espaçada por aqui).
Para os próximos dez anos eu desejo muita escrita, muitas resenhas, muita reflexão e se Deus permitir, uma presença mais constante por aqui. Desejo que os conteúdos em texto continuem sendo produzidos não só aqui, mas que eu possa ser uma a mais a inspirar pessoas a escreverem e apostarem nessa plataforma que eu tanto gosto. Feliz aniversário de blog!