Publicado em Uncategorized

7 dicas para acabar com a ressaca literária

Sabe quando a gente não consegue deixar de lado o universo criado por um autor em um livro muito bom? Quando a gente fica pensando em como estão os personagens, ou o que poderia ter sido se tal coisa tivesse sido diferente no enredo? É a boa e velha ressaca literária dando as caras e acabando com a sua experiência de próximas leituras. Fica difícil se apegar a um novo livro, um novo protagonista, uma trama diferente. Difícil, mas a gente vive achando um jeito, afinal, o que não vamos é ficar sem ler, não é mesmo?

Aqui vão algumas das coisas que me ajudam a passar por esse processo. É uma ressaca, mas é quase um luto em alguns casos. Um processo longo e intenso de “despedida” pelo qual precisamos passar.

Escrever uma resenha sobre esse livro:

Minha forma favorita de registrar minhas impressões sobre livros que li, bons ou ruins. Ao longo dos últimos anos, foram raras aqui no blog por pura falta de tempo e de loucuras na vida profissional. Mas é uma das formas de continuar falando sobre o livro, incentivar mais pessoas a lê-lo (e assim ter mais oportunidades de falar sobre ele) e fazer essa sensação de ressaca passar. Muitas pessoas ainda escrevem em blogs, assim como o meu, mas também é possível usar o seu perfil do Instagram pra recomendar leituras e registrar impressões.

Ler as resenhas de outros leitores sobre esse livro:

Nós nos sentimos melhor quando vemos que tem mais gente se sentindo do mesmo jeito. Forma-se uma comunidade invisível, um senso de pertencimento e de identificação. Mas também descobrimos que pra muitas pessoas a história teve outros sabores e ler essas impressões ruins, diferentes das nossas, é bem interessante. Eu aprendo muito quando leio outras resenhas.

Assistir às adaptações desse livro:

O livro tem um filme ou uma série? Reviver a história em outra mídia pode ser uma boa forma de lidar com o fim da história, pois os seus destaques favoritos podem ser diferentes dos que o roteirista escolheu para mostrar na tela e isso também ajuda a ver a mesma trama por um ângulo um pouco diferente.

Releia um livro que você ama:

Ok, eu fico devendo nessa parte. Tenho tantos livros não lidos na estante, que insisto neles ao invés de voltar a um queridinho já lido. Mas sei que essa é uma forma excelente de conseguir curar a ressaca literária, porque é um queridinho, uma leitura confortável que nos leva a um mundo que já aprendemos a amar e onde nos sentimos em casa.

Leia outros livros do mesmo autor:

Essa técnica eu uso e muito. Sempre que encontro um autor que me arrebata com a sua escrita eu já corro pra Amazon pra comprar mais livros. É um tiro certeiro, eu saio de uma história pra entrar em outra com muito mais chances de conseguir a mesma sensação maravilhosa de novo e a sensação de ressaca é menor.

Faça um clube do livro:

Você pode se inspirar a começar um, ou até mesmo sugerir essa leitura ao clube do qual você já participa. Assim, é uma desculpa a mais pra continuar pensando e conversando sobre a história e os seus personagens amados.

Peça recomendações:

Quando está difícil mesmo encontrar algo pra ler depois de um livro excelente, uma saída é tentar as recomendações da Amazon. Normalmente, na página de informações sobre o livro que você leu tem uma parte onde a Amazon traz os livros comprados por quem também comprou aquele. Ou então, o super What Should I Read Next, que lista algumas recomendações de próximas leituras quando colocamos o nome de um livro no campo de busca. Esse me acompanha há anos!

Um comentário em “7 dicas para acabar com a ressaca literária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.