Nas semanas anteriores temos refletido sobre as lições aprendidas com a leitura de Socorro, não tenho tempo, da Carolyn Mahaney. Hoje, no último post da série, vamos falar mais especificamente sobre o tema Planejamento.
Até então, no livro, aprendemos sobre como definir nossas prioridades, como fazer uma análise da nossa vida para entender o que precisa de nossa ação no momento e especialmente, a colocar as nossas vidas e a nossa rotina louca nos pés de Jesus e aprender com ele.
Agora, numa parte um pouco mais prática, aprendemos sobre como colocar a mão na massa. Para que o nosso planejamento seja efetivo, precisamos de uma estratégia, senão vamos cair novamente nos mesmos erros. Aqui vão algumas dicas do que podemos fazer para melhorar nossa rotina:
Use uma Agenda
Temos que ter uma agenda e uma lista de tarefas. A partir disso, vamos conseguir nos organizar para as atividades que temos naquele dia específico. Precisamos saber com antecedência o que vamos fazer. Ao criar o hábito de usar uma agenda e colocar nela os compromissos para cada dia, conseguimos saber quanto tempo realmente temos disponível antes de começar.
15 minutos por dia para planejar
Você já acorda cansada e correndo contra o relógio, por isso deve achar que eu estou louca por sugerir que você pare por 15 minutos para organizar sua vida. A questão é quando a gente sai fazendo as coisas sem critério, terminamos o dia cansadas e sem ter a noção de quantas coisas fizemos. É importante estabelecer um plano organizado antes de começar, e realmente não precisamos de muitas horas pra fazer isso. Com 15 minutos do seu dia é possível desenhar um planejamento eficiente, que você vai aprender a adaptar com o tempo. Ao fazer isso, ao contrário de gastar tempo, no fim do dia você vai perceber uma economia de várias horas. Vai por mim.
Escolher o melhor tempo
Quando a gente se planeja com antecedência consegue decidir qual o melhor horário para fazer cada tarefa. Com exceção daquelas que tem hora marcada e que não podemos mudar, a maioria das tarefas do nosso dia podem ser feitas em um horário mais eficiente. Assim, você pode dedicar os horários em que está mais cansada ou com o raciocínio mais lento para fazer atividades mais automáticas ou operacionais, como dobrar aquela pilha imensa de roupas, ou organizar a sua mesa e gavetas do trabalho. E, com isso, você marca suas reuniões para seus horários mais produtivos e pode dedicar as horas do dia em que seu raciocínio está mais afiado para escrever relatórios, artigos, criar algo.
Algo que precisamos nos atentar é para não ficar empurrando com a barriga aquelas tarefas de que não gostamos. É preciso ter um plano até para estas coisas que não gostamos de fazer. A minha dica é começar por elas primeiro. Depois que você tiver acabado com aquilo que detesta fazer, as tarefas que sobram serão as mais agradáveis, e a lista vai ficando mais fácil de cumprir. Ou pelo menos mais prazerosa.
Fazer um pouco por dia
Às vezes queremos sair fazendo tudo e resolver todo o problema do mundo em um dia só. Não raro, criamos uma lista de tarefas que não conseguimos cumprir, porque para isso precisaríamos de um dia com 260 horas. O segredo para conseguir um objetivo é fazer um pouco por dia. A consistência e a regularidade do que fazemos nos tornará mais ágeis e com o passar dos dias teremos mais tempo para as outras coisas que precisamos ou queremos fazer.
Você não vai arrumar o armário das crianças em uma noite só, depois de passar o dia todo trabalhando no escritório. Você vai organizar uma gaveta. Aquela simples gaveta vai continuar organizada por semanas ou até meses, e no dia seguinte você vai para a próxima. Até que em menos tempo do que imagina você vai ter organizado o armário inteiro. Ao fazer isso em sua casa e em seu escritório, logo as engrenagens da sua rotina estarão rodando com mais suavidade.
Mas e quando os planos não acontecem como a gente quer?
Isso vai acontecer, sinto informar. E vai ser com mais frequência do que gostaríamos. Eu não preciso nem listar as coisas que podem acontecer na sua vida, porque você já está pensando em todas. Mas precisamos entender que a vida ideal só existe na nossa cabeça. Nossos planos, por mais que considerem muitas variáveis, como as agendas da nossa família e de nossos colegas de trabalho, podem ser interrompidos por algo inesperado.
E por incrível que pareça, a vida louca e cheia de interrupções em nosso planejamento ideal é exatamente a vida que Deus planejou para nós. Não devemos pensar que estes imprevistos são obra do inimigo ou da nossa incapacidade de sermos boas donas de casa, boas profissionais, mães, esposas, filhas, amigas ou qualquer que seja o papel que estamos considerando aqui.
Devemos entender que estes acontecimentos que não estão sob nosso controle são a forma de Deus nos ensinar a confiar que Ele está no comando de tudo. E que são estes eventos que poderão nos levar a exercitar tudo isso que aprendemos no livro, que é basicamente, colocar a nossa vida e os nossos planos aos pés do Senhor para que ele nos oriente a agir corretamente.
Eu sofro diariamente com a procrastinação, to tentando mudar, utilizando formas de me planejar e avaliar as tarefas realizadas no fim do dia, tem dado certo….