Publicado em Resenha

[Resenha] O Racionalista Romântico – John Piper e David Mathis

Título: O Racionalista Romântico – Deus, Vida e Imaginação na Obra de C. S. Lewis

Autor: John Piper e David Mathis (organizadores)

Editora: Monergismo

Ano: 2017

Páginas: 224

Sinopse

C. S. Lewis foi um dos cristãos mais influentes do século XX. Seu compromisso com a vida da mente e a vida do coração é evidente em clássicos como «As Crônicas de Nárnia» e «Cristianismo Puro e Simples» – livros que ilustram a conexão inquebrantável entre pensamento rigoroso e emoção profunda. 

Com contribuições de Randy Alcorn, John Piper, Philip Ryken, Kevin Vanhoozer, David Mathis e Douglas Wilson, este volume explora a vida, o trabalho e o legado de C. S. Lewis, enquanto destila-se a prazerosa verdade que estava no cerne do pensamento de Lewis: apenas Deus é a resposta para nossos anseios mais profundos e a fonte de nossa alegria sem fim.

O que eu achei de O Racionalista Romântico?

Comprei este livro em uma super promoção que a Editora Monergismo fez, um tempo atrás, mas como acontece com vários livros meus, este também acabou esperando bastante até que eu o pegasse pra ler. Resolvi lê-lo este ano, tanto porque estou planejando ler mais obras de C. S. Lewis quanto por ainda haver muito sobre ele que eu gostaria de aprender.

A leitura foi relativamente rápida. Tenho mantido uma rotina de leitura diária, o que me faz ler mais rápido, é verdade. Mas esse livro, além de curtinho, é uma compilação de diversos artigos, por vários autores diferentes. Isso torna a leitura ágil e muito proveitosa, pois podemos ler um artigo por dia e, assim, finalizar o pensamento daquele autor, antes de passar para o próximo.

A leitura de O Racionalista Romântico me fez ter mais vontade ainda de ler mais livros escritos por C. S. Lewis, pois os autores, conforme a premissa estabelecida no título, discorrem sobre o que ele pensava a respeito de cada tema abordado, sempre lançando mão de trechos de seus livros ou artigos. As menções a Nárnia me deixaram com vontade de reler as crônicas, que sempre me emocionam. Recomendo muito a leitura. Em seguida, deixo um pouco do que aprendi com ela.

Em O Racionalista Romântico, os autores nem sempre concordam com o posicionamento de Lewis, mas ainda assim, sua importância para o cristianismo e a literatura é celebrada a cada página. Aliás, a forma que Lewis utilizava para comunicar as verdades bíblicas é o ponto em comum de todos os artigos.

Neste livro, aprendemos que Lewis usou a imaginação para criar mundos, para desenvolver comparações que tornassem mais simples a apreensão das verdades bíblicas que queria transmitir. Ainda que tivesse posições pouco ortodoxas a respeito das Escrituras, sempre ressaltou sua importância em suas obras. Ele trabalhava habilmente com as palavras, escolhendo-as com cuidado para que cada aspecto de seu texto pudesse expressar aquilo que ele cria. A partir da comparação feita pela fantasia criada por Lewis, podemos aprender sobre a realidade de quem Deus é. Para ele, a imaginação é uma excelente maneira de aprender sobre a realidade.

Também aprendemos que Lewis também demonstrava, por meio do que escrevia, que a vida aqui nesta terra era apenas uma sombra, um antegosto do que ainda está por vir, quando vivermos finalmente com Deus. E ele deixava claro crer em um aspecto material desta vida futura, tanto do nosso corpo quanto da terra. Para ele, a nova criação implica em uma vida física, plena, livre do pecado, mas com tudo aquilo que Deus havia planejado desde o início para a humanidade. Ao mesmo tempo que devemos ansiar por essa vida futura, também é possível, por meio de um relacionamento com Deus, desenvolvermos um relacionamento correto com as coisas desta terra, desfrutando do que Deus nos oferece já agora, enquanto esperamos pela consumação de tudo.

Coloque na sua estante

Skoob Goodreads

Onde comprar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.