Publicado em Resenha

[Resenha] Você é Aquilo que Ama – James K. A. Smith

Você é aquilo que ama. Mas pode ser que você não ame o que pensa que ama.

Nosso coração é moldado fundamentalmente por tudo o que adoramos. Talvez sem perceber, somos ensinados a amar deuses rivais em lugar do verdadeiro Deus para o qual fomos criados. Embora tenhamos a intenção de moldar a cultura, nem sempre temos consciência de quanto a cultura nos molda. Em Você é aquilo que ama, James K. A. Smith nos ajuda a reconhecer o poder formador da cultura e as possibilidades transformadoras das práticas cristãs, redirecionando nosso coração para o que de fato merece nossa adoração.

Smith explica que a adoração é a “estação da imaginação”, capaz de incubar nossos amores e anseios de tal modo que os nossos engajamentos culturais tenham sempre Deus e o reino como referenciais. É por essa razão que a igreja e o culto em uma comunidade local de crentes devem ser o centro da formação e do discipulado cristãos. O autor engaja o leitor fazendo um uso criativo de filmes, obras de literatura e músicas e trata de temas como casamento, família, ministério de jovens, fé e trabalho. Além de tudo, também sugere práticas individuais e comunitárias para moldar a vida cristã

Autor: James K. A. Smith
Editora: Vida Nova
Ano: 2017
Páginas: 256

O que eu achei de Você é Aquilo que Ama

Em síntese, o livro trata dos hábitos espirituais, sua formação e sobre como nossas ações os refletem, mesmo que não pensemos nisso. Ademais, o autor também demonstra a formação dos hábitos e a sua ligação com aquilo que amamos intrinsecamente.

Nesse sentido, nossos amores podem não corresponder àquilo que dizemos amar, mas, ao que efetivamente molda nossas ações, nossas motivações por trás de cada ato. O autor chama estas práticas formadoras de liturgias, e ao longo de cada capítulo, traz diferentes abordagens para demonstrar como nossas práticas são moldadas e nos fazem amar outras coisas que não o próprio Deus.

Esta leitura me recordou muitas práticas que pela graça de Deus abandonei. Além disso, me fez olhar para várias outras coisas na minha vida, que precisam ser trabalhadas. Já que estou integrando o uso do planner na minha rotina diária, incluí ali alguns destes bons hábitos formadores.

Por exemplo, tenho usado o Lecionário como devocional. A forma como este livreto é organizado está bastante relacionada com o que lemos em Você é Aquilo que Ama. Tenho gostado muito de utilizá-lo e, assim, recomendo que você o faça.

O livro também ajuda muito na observação de coisas simples do cotidiano, que não estejam diretamente relacionadas à vida cristã. Assim, o livro também é uma ótima ferramenta na vida prática. Basta querermos pensar sobre nossos hábitos.

Embora eu tenha levado um pouco mais do que meu tempo normal de leitura, a linguagem do livro não é complicada. Não só o livro nos provoca a refletir sobre o que fazemos e o porquê disso, como também estimula a mudar práticas, direcionando-nos a Deus e não a liturgias rivais. Portanto, este é mais um daqueles livros que vai para a minha lista de releituras, pois certamente vale a pena ser revisitado. Recomendo muito.

Onde comprar?

Coloque na sua estante

Skoob
Goodreads

Agora é a sua vez:

E você, já leu este livro? O que achou? Comenta aí!

Um comentário em “[Resenha] Você é Aquilo que Ama – James K. A. Smith

  1. Olá, tudo bem?

    Tenho acompanhado seu blog há algum tempo e recentemente fiz uma lista de blogs literários ativos em 2020, que está disponivel na Pousada Nerd. Coloquei seu blog na lista como ele aparentemente está ativo.

    Estou pensando em criar uma iniciativa para realizar sorteios e estimular os comentários nos blogs participantes, se tiver interesse, diga um oi no nosso site. Estarei acompanhando seu trabalho.

    Um abraço

    Marcos Mariano/Pousada Nerd

    https://www.pousadanerd.com/174-blogs-literarios-para-buscar-parcerias/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.