Setembro Amarelo – Uma campanha de prevenção ao suicídio

Você já deve ter visto em alguns sites ou páginas no Facebook, a campanha chamada Setembro Amarelo. Neste mês, se promove a conscientização da prevenção ao suicídio e as causas que levam a isso. Essa campanha começou em 2014, com o apoio de diversas instituições no Brasil e no mundo, tendo como foco o dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Você pode saber um pouco mais sobre a campanha no site oficial.

Segundo o site da campanha, o número de vítimas de suicídio tem crescido no Brasil, chegando a 32 por dia. Essa taxa é maior do que as vítimas de doenças como AIDS ou câncer e, segundo a Organização Mundial de Saúde, poderia ser bem menor, se o assunto não fosse considerado um tabu, e cujas causas são muitas vezes escondidas, por medo ou vergonha de se falar abertamente sobre isso.

Não que seja fácil falar sobre o assunto, tanto pra quem convive com alguém que dá estes sinais quanto pra própria pessoa que está sofrendo com eles. Uma campanha desse tipo ajuda a quebrar os preconceitos, a remover os estigmas ao redor das pessoas e promove uma discussão proveitosa. Talvez, se mais gente começar a falar no assunto, outras que se sentem mais fechadas podem sentir mais liberdade para falar sobre suas experiências e sentimentos e isso pode ajudar a reverter essa estatística.

Como passei por um tratamento de depressão no ano passado, vou falar em um post próximo sobre o que vivi e o que tudo isso deixou pra mim. O fato de ter podido conversar sobre o que eu sentia me ajudou a estar aqui participando dessa campanha. Por isso, aproveite a oportunidade pra falar, seja aqui, seja em seu próprio blog (deixe o link pra eu ler), seja com quem você conhece, em uma mesa de bar, mas FALE.

Ao longo do mês, vou tratar deste tema em outros posts, então, você terá várias oportunidades de se manifestar. Aproveite e faça parte também desta iniciativa tão legal e ajude outras pessoas, espalhando amor e compreensão à sua volta!

Caso você tenha um blog, lá tem alguns banners que você pode usar para ajudar a divulgar a causa, como esse aqui:

af_logo_preto_prevencao_suicidio_setembro_amarelo

E se você já escreveu sobre o assunto, pode colocar o seu link aqui, preenchendo o formulário abaixo.