Cinco Lugares Para Conhecer em Qualquer Viagem

Eu adoro viajar!! Sempre que posso e que sobra uma graninha, faço as malas e vou conhecer algum lugar diferente com meu marido. Tantos anos de relacionamento e algumas viagens depois, hoje consigo identificar alguns lugares que nós sempre conhecemos, em praticamente todos os lugares para onde vamos.

Muito mais do que programas turísticos, nosso estilo de viagem é de quem procura se misturar ao povo local e conhecer o lado das cidades que normalmente não são muito frequentados por turistas. Claro que vamos aos pontos turísticos, mas esse passeio por esses outros locais sempre nos deixa com aquela sensação boa, de termos conhecido nossa “versão” de cada local.

Veja só minhas dicas de turismo alternativo e visite os seguintes locais quando chegar em seu próximo destino. Garanto que sua experiência de viagem vai ser bem diferente a partir de agora!

Mercado

Conhecer o mercado da cidade significa saber desde a faixa de preço dos produtos – e não ser explorado na rua por quem sabe que você é turista e não conhece nada por ali – até conhecer qual o estilo dos habitantes, os hábitos de consumo, comidas típicas, marcas e sabores novos. Além disso, a própria forma como as pessoas se comportam no mercado é bem particular de cada local que você visita. É um lugar que eu recomendo muito conhecer!!

Farmácia

Simplesmente por uma questão de segurança e praticidade é bom saber onde tem farmácia, quais os nomes de medicamentos mais comuns que você pode precisar e, claro, estar preparado pra uma eventual necessidade. Além disso, conhecer os medicamentos que você pode comprar com ou sem receita em cada país é uma informação de cultura inútil que pode ser usada em alguma conversa de bar, nunca se sabe…

Livraria

Eu sempre procuro livrarias quando viajo. Nem sempre eu compro, na verdade, raramente trago algo pra casa, a não ser algum livro sobre o local. Mas na verdade o que me atrai para esse lugar é, além da paixão pelos livros, a possibilidade de ver os originais de livros que já li ou então ficar por dentro de nomes que ainda não fazem sucesso internacional, mas que já estão nas livrarias locais. Além disso, gosto de observar como cada lugar organiza suas livrarias, como é o atendimento ao público e se eu me sinto em casa nelas. Isso também reflete muito a cultura do local e eu adoro observar.

Padaria (café)

Além do mercado, um bom lugar pra conhecer as comidas típicas de onde estamos é a padaria ou café. Lá podemos ter acesso ao que as pessoas tem costume de comer de manhã, que tipo de doces são consumidos naquele local, quais combinações eles fazem que são diferentes das nossas. Acho o máximo conhecer estes detalhes e, no caso dos doces e dos cafés, experimentar os sabores locais.

Shopping

Por mais que alguns lugares não sejam destinos de compras, é interessante conhecer os shoppings, pois pode ser que a gente precise comprar algo de última hora, ou até mesmo, se quiser passear em algum momento, sem que seja para conhecer algum ponto turístico. De qualquer forma, é bom saber onde estão concentradas as lojas do lugar para onde você foi. Não é uma experiência tão divertida quanto as demais, mas eu sempre acabo incluindo em meus roteiros, pela questão da praticidade, por isso a dica.

E vocês? Qual o lugar que vocês sempre querem conhecer quando viajam para um destino diferente? Contem pra mim nos comentários, quem sabe eu também não gosto da ideia?