[Resenha] O Príncipe das Sombras – Sylvain Reynard

príncipe das sombras

Título: O Príncipe das Sombras

Autor: Sylvain Reynard

Editora: Arqueiro

Ano: 2015

Páginas: 128

O Príncipe das Sombras – Um conjunto muito valioso de ilustrações de Botticelli sobre A divina comédia, de Dante Alighieri, é exposto na Galleria degli Uffizi, em Florença. O dono das peças é o famoso professor de literatura Gabriel Emerson. Quando se deixou persuadir por sua amada esposa, Julianne, concordando em dividir com o mundo a beleza daquelas obras de arte, Gabriel jamais poderia imaginar que estaria atraindo para si um poderoso inimigo.

Mais de um século antes, aquelas mesmas ilustrações foram roubadas de seu verdadeiro dono, o Príncipe de Florença, uma criatura sobrenatural e misteriosa que governa o submundo da cidade e há muito não sabe o que é o amor. Agora um dos seres mais perigosos da Itália está disposto a recuperar o que lhe pertence e se vingar de Gabriel e Julianne. Mas logo seus planos são frustrados. Um atentado o obriga a deixar os Emersons de lado, afinal ele precisa resolver assuntos muito mais importantes. Tanto seu principado quanto sua própria vida parecem estar em risco. Passado na cidade mais artística da Itália, O príncipe das sombras é uma incrível introdução à nova série de Sylvain Reynard, Noites em Florença, e vai deixar os leitores com gostinho de quero mais.

O que eu achei de O Príncipe das Sombras?

Depois de ler e resenhar os três volumes da trilogia de O Inferno de Gabriel (O Inferno de Gabriel, O Julgamento de Gabriel e A Redenção de Gabriel), fiquei um bom tempo apaixonada pela história do professor. Ainda continuo apaixonada por essa história e por estes personagens, então, quando o autor divulgou a publicação da série Noites em Florença, eu já fiquei ansiosíssima por ler, mesmo que ainda não houvesse previsão de publicação no Brasil.
Muitas leituras depois, ainda que eu tivesse a intenção de ler essa série em inglês mesmo, a notícia da publicação do primeiro livro em português chegou e eu, ainda por cima, ganhei o exemplar de um amigo. Ou seja, mais feliz impossível. E, obviamente, o livro passou na frente de alguns que estavam na minha lista de leitura.
O Príncipe das Sombras conta a história de um ponto de vista completamente da trilogia de Gabriel. Apesar de alguns personagens serem comuns com essa história, o foco da trama é o submundo de Florença, uma história que envolve seres sobrenaturais, que possuem governo, administração, redes de contato e poder, que em alguns momentos se entrelaçam com os humanos.
O livro O Príncipe das Sombras é anterior ao primeiro volume da série, A Transformação de Raven, que eu já estou desesperada pra ler. Na obra, o Príncipe de Florença está determinado a se vingar de Gabriel, em razão das ilustrações de Dante e Beatriz, agora expostas na Galeria degli Uffizzi. Entretanto, uma tentativa de assassinato acaba mudando temporariamente o foco de atenção do Príncipe, que deve tomar uma atitude em proteção a seu principado.
Apesar de curto, O Príncipe das Sombras tem muito conteúdo, uma trama complexa e cheia de detalhes que, assim como na história de Gabriel, nos deixa morrendo de vontade de conhecer a Itália. Fiquei enlevada pela forma como o autor mescla a narrativa poética com o ambiente sombrio e a aventura que se esconde nas noites de Florença. Nem preciso dizer que é altamente recomendado, né?