[Resenha] Série Percy Jackson – Rick Riordan

PERCY_JACKSON__142212583035482SK1422125830B 

Título: Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Ano: 2005

Páginas: 386

Os deuses do Olimpo continuam vivos, em pleno século XXI! Eles ainda se apaixonam por mortais e têm filhos que podem se tornar grandes heróis, mas que acabam, na maioria das vezes, encontrando destinos terríveis nas garras de monstros sem coração. Apenas alguns descobrem sua identidade e conseguem chegar ao Acampamento Meio-Sangue, um acampamento de verão em Long Island dedicado ao treinamento de jovens semideuses. Essa é a revelação que leva Percy Jackson a uma incrível busca para ajudar seu verdadeiro pai – o deus dos mares! -, a evitar uma guerra no Olimpo. Com a ajuda do sátiro Grover Underwood e de Annabeth Chase, uma filha de Atena, Percy é encarregado de cruzar os Estados Unidos para capturar o ladrão que roubou a mais poderosa arma de destruição já concebida: o raio mestre de Zeus. No caminho, eles enfrentam uma horda de inimigos mitológicos determinados a detê-los. Em meio aos perigos dessa jornada, Percy precisa confrontar um pai que ele não conhece e se precaver de uma cruel traição.

O_MAR_DE_MONSTROS_1304699047B

Título: Percy Jackson e o Mar de Monstros

Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Ano: 2009

Páginas: 286

O Mar de Monstros é o segundo volume da série Percy Jackson e os olimpianos, best-seller do The New York Times. Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto.

Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam seres fantásticos e muitos perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança – quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos

A_MALDICAO_DO_TITA_1364235610B

Título: Percy Jackson e a Maldição do Titã

Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Ano: 2009

Páginas: 316

Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente… e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava.

Divertidíssima e repleta de ação, essa terceira aventura da série coloca nosso herói e seus aliados frente a frente com o maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã.

PERCY_JACKSON_1408992166B

Título: Percy Jackson e a Batalha do Labirinto

Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Ano: 2010

Páginas: 367

O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos. Para assegurar que esse refúgio de semideuses – o Acampamento Meio-Sangue – não seja invadido, Percy Jackson e um jovem ciclope, ambos filhos de Poseidon, Annabeth Chase, filha de Atena, e Grover, um sátiro, são destacados para uma importante missão – deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento. Para isso, será preciso sobreviver ao emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo – um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.

O_LTIMO_OLIMPIANO_1364236102B

Título: Percy Jackson e o Último Olimpiano

Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Ano: 2010

Páginas: 384

Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os Titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo titã.

Enquanto os Olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem deter o Senhor do Tempo.

Nesse quinto e último livro da série, o combate se acirra e o mundo que conhecemos está prestes a ser destruído. O destino da civilização está nas mãos do semideus anunciado na antiga profecia, e Percy está perto de completar dezesseis anos – a dúvida é: o herói será ou não capaz de tomar a decisão correta?

O que eu achei da série Percy Jackson?

Demorei uma eternidade para ler a série Percy Jackson e os Olimpianos. Primeiro, demorei para comprá-la, por achar que o foco seria infantil demais pro meu gosto e, depois que comprei a coleção em uma promoção incrível do Submarino, acabei deixando a leitura pra lá, por diversos motivos. Falta de tempo, vontade de ler outros livros, interesse em outros estilos literários. A conclusão é que eu deveria ter lido estes livros antes.

Com um cenário moderno, a história mescla os elementos do mundo ocidental atual com a história da Mitologia grega, como se até hoje, tudo o que os gregos criam há mais de três mil anos ainda acontecesse e se repetisse ciclicamente.

Na atualidade, o centro de poder dos deuses, o Olimpo, se situa nos Estados Unidos. Aparentemente, os deuses maiores continuaram a desobedecer a aliança que haviam feito anteriormente de não terem filhos com mortais, então há uma infinidade de semideuses que, quando reclamados por seus pais imortais, devem ir a um acampamento onde eles podem aprender mais sobre o que um meio-sangue deve fazer, tanto para se defender dos monstros, quanto para conhecer sobre a história por trás da Névoa (o poder mágico que encobre os olhos dos mortais para que não vejam o mundo dos imortais).

Dentre estes semideuses estão Percy Jackson, Annabeth Chase, Luke Castellan, Nico e Bianca Di Angelo entre outros.

A obra é uma releitura genial da mitologia grega de um modo geral, com aventura e ação, que tem como principais personagens os adolescentes Percy Jackson e Annabeth, além de seus colegas de acampamento, todos adolescentes. Apesar de ser voltado para o público adolescente, o livro é uma leitura recomendada para quem gosta desse universo de mitologia, de seres fantásticos e de usar a imaginação.

No meu caso, a leitura da série toda foi extremamente rápida, pois eu não conseguia largar os livros, enquanto não chegasse ao final. Torci por Percy Jackson ao longo de toda a história e adorei relembrar tantas histórias que aprendi na escola. Foi uma experiência muito interessante. Vale muito a pena!