[Resenha] A Aposta – Vanessa Bosso

a aposta

Título: A Aposta

Autora: Vanessa Bosso

Editora: Novo Conceito

Ano: 2015

Páginas: 275

Uma viagem de formatura. Uma aposta perigosa. Lex, o galinha do colégio, terá apenas sete dias para derreter o congelado coração de nina, a garota que odeia quem use cuecas. Nina enlouquece quando descobre sobre a grande aposta do ano. E agora ela quer sangue: o sangue de lex. Em meio a chantagens, intrigas, vinganças, diálogos ácidos, aventuras, romance e momentos hilários, as páginas desse livro entrarão em combustão espontânea. Quem sairá vencedor? Façam suas apostas. O jogo de sedução está prestes a começar.

O que eu achei de A Aposta?

A Aposta é uma obra voltada para o público adolescente, por isso, é de leitura rápida e com vocabulário bastante descontraído. A história, escrita pela autora Vanessa Bosso, está ambientada no universo de garotos e garotas de classe alta, que estudam em um colégio chique de São Paulo. Por esses elementos, além de outros que vamos percebendo ao longo do livro, a história parece estar dentro do estilo adotado para criação dos enredos de Malhação. Nada mal para atrair um público que tem se destacado como consumidor de literatura (Sim, há esperança para o futuro das nossas gerações!!).

Falando especificamente de A Aposta, a história começa com Nina e Lex, o lindo, charmoso, sedutor Alexandre Heinrich (que me remeteu às primeiras temporadas da Malhação, quando eu ainda era o público alvo do programa, diga-se de passagem) tendo uma discussão DAQUELAS, sobre uma aposta que envolvia a pobre da Nina. Claro que a garota havia ficado indignada e partido com tudo pra cima de Lex.

Ela descobre que Lex havia apostado com a galera toda da escola uma grana altíssima de que ele conseguiria conquistar Nina. Achando que ia virar o jogo, Nina resolve mudar o rumo da Aposta e propôs a seguinte alteração: se ela se apaixonasse por ele, ela pagava o valor de todos os apostadores. Com certeza absoluta que ganhariam a parada, Lex e Nina entram de cabeça no maior jogo de sedução da vida deles – e da história do Colégio Prisma. A aposta aconteceria no destino de férias da turma, na Ilha Inamorata, onde ficariam por sete dias.

Claro que, além de lutarem contra eles mesmos e a inegável atração que sentem um pelo outro, Lex e Nina tem um obstáculo pra lá de desagradável, que é a Bárbara, a patricinha megera da escola, que tem uma verdadeira obsessão por Alexandre e ódio mortal de Nina, que já havia feito a garota passar por uma humilhação no colégio. Rancorosa até o último fio de cabelo, Bárbara resolve mostrar suas garras e usar das mais baixas chantagens para melar o romance que até ela mesma tinha que admitir que estava prestes a acontecer.

Nina terá a ajuda de suas amigas Lais e Nathália e Lex a do seu fiel escudeiro Gancho. Esses personagens também tem uma participação importantíssima no desenrolar da história e no andamento da Grande Aposta. Na minha humilde opinião, mereceriam até spin-offs.

Assim está dada a largada no livro e na Aposta. A leitura é super rápida, dinâmica e divertida, com momentos de alta tensão entre os dois protagonistas. Como sempre, a escrita de Vanessa envolve o leitor de uma forma que é impossível largar o livro…. fui dormir de madrugada e apenas porque estava exausta, e não tinha dado conta de ler mais do que as dedicatórias de A Aposta 2.

Mesmo sendo um livro voltado para o público adolescente, A Aposta é uma leitura divertida e com a cara do verão escaldante da minha querida cidade. Juro que bate aquela vontade louca de marcar uma viagem, curtir uma praia com biquínis coloridos e coleções de chinelos. Vale muito a pena ler.